Doação de computadores e formação profissional são prioridades do Programa Computadores para Inclusão

100 dias de governo: 400 computadores doados e 900 certificados entregues

A inclusão digital voltou a ser prioridade no Brasil. Por meio do programa Computadores para Inclusão, o Ministério das Comunicações entregou 400 computadores recondicionados – no Distrito Federal e na Bahia -, cumprindo a meta estabelecida para os 100 primeiros dias do governo.

“Temos a certeza de que o MCom está trabalhando para trazer mais conectividade e fazendo a diferença na vida das pessoas. Esse é o nosso objetivo. Através da inclusão digital teremos inclusão social. Reduzindo assim as desigualdades e levando qualidade de vida para os brasileiros”, destaca o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.

No Distrito Federal, 30 instituições foram beneficiadas com 300 máquinas. Já na Bahia, foram outras 10 entidades com 100 equipamentos. Os computadores doados passam por um Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC). Além de ser adaptado para a reciclagem de equipamentos eletroeletrônicos usados, o espaço também capacita jovens em situação de vulnerabilidade social por meio de cursos e oficinas relacionados ao recondicionamento e operação de computadores.

IMPLANTAÇÃO – Uma parceria firmada entre o MCom e o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) resultará em um CRC no Maranhão com o objetivo de capacitar profissionais para o mercado de trabalho, além de fortalecer ações que promovam a tecnologia da informação como ferramenta para a transformação social.

Para executar o projeto em um período de 24 meses, o Ministério vai investir R$ 1,8 milhão. A previsão é que o novo CRC, que é a 19º unidades no país, já comece a funcionar neste mês de abril, no Centro de Referência Tecnológica (CERTEC) do Instituto, em São Luís. Além disso, ainda em abril, será inaugurado o CRC Instituto de Reciclagem Brasil, em Belém (PA).

CAPACITAÇÃO – Em Juazeiro (BA), o ministro das Comunicações entregou 900 certificados de formação para 300 alunos de cursos oferecidos pelo CRC da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A formação dos alunos também contempla as comunidades indígenas da região. Inclusive, dentre os alunos certificados, 100 são indígenas.

Juscelino Filho ainda entregou 10 Pontos de Inclusão Digital na região, sendo dois deles em aldeias indígenas com o objetivo de ampliar o acesso das populações Atikum-Umã, Kariri-Xocó e Tumbalalá ao mundo digital.

RECICLAGEM – O MCom e a Green Eletron firmaram um Acordo de Cooperação, com duração de 18 meses, para criar estratégias que visam aprimorar o programa Computadores para Inclusão. A Organização da Sociedade Civil (OSC) sem fins lucrativos vai destinar adequadamente aquilo que não puder ser utilizado nos CRCs.

SAIBA MAIS – O Programa Computadores para Inclusão é uma ação do Governo Federal, executada pelo Ministério das Comunicações, para implementação de Políticas de Inclusão Digital. O Programa apoia e viabiliza iniciativas de promoção da inclusão digital por meio dos Centros de Recondicionamento de Computadores.

Carregue mais artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Nota

Confira a nota divulgada pelo ministro das Comunicações, Juscelino Filho, acerca da recond…