Câmara aprova projeto que protege profissionais que atuam no combate ao coronavírus

Deputado Juscelino Filho avalia que a proposta é importantíssima, pois garante a testagem de trabalhadores que estiverem contato direto com portadores ou possíveis infectados e também o fornecimento de equipamentos de proteção individual

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (29), em mais uma sessão plenária virtual, o PL 1049/2020. De autoria de Zacharias Calil (DEM-GO) e outros parlamentares, o projeto determina a adoção de medidas imediatas para preservar a saúde e a vida dos profissionais considerados essenciais que atuam no enfrentamento à Covid-19. O texto foi aprovado na forma do substitutivo do deputado Hiran Gonçalves (PP-RR).

O deputado federal Juscelino Filho (DEM-MA) comemorou a aprovação da proposta. “São médicos enfermeiros, farmacêuticos, psicólogos, dentistas, agentes comunitários de saúde, assistentes sociais, policiais, bombeiros, guardas municipais, integrantes das Forças Armadas, trabalhadores da limpeza e dos serviços funerários, entre outros. Trabalhadores que estão se dedicando dia e noite para salvar vidas e amenizar os impactos da pandemia”, afirma.

De acordo com o projeto aprovado, os profissionais que estiverem em contato direto com portadores ou possíveis portadores do coronavírus terão prioridade na realização de testes de diagnóstico da doença. Além disso, poder público, empregadores e contratantes são obrigados a fornecer, gratuitamente, os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). A proposição segue agora para análise do Senado Federal.

“A medida vem em momento mais que oportuno, uma vez que faltam os equipamentos para os profissionais, especialmente nos hospitais. A testagem também é importantíssima, pois temos atualmente cerca de 8 mil trabalhadores da saúde afastados por suspeita de infecção. Diagnostica-los é essencial não apenas para preservar suas vidas, mas para que possam voltar à linha de frente e reforçar o atendimento nas unidades”, observa Juscelino Filho.

Carregue mais artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Juscelino Filho destaca mudanças no Código de Trânsito, que entram em vigor nesta segunda

O deputado foi o grande responsável pelo Novo CTB, construído após meses de debates no Con…