Na Índia, ministro Juscelino Filho participou de reunião de ministros do G20

O ministro das Comunicações destacou a importância de trocar experiências em prol da inclusão digital dos brasileiros. Brasil assumiu a presidência do Grupo de Trabalho em Economia Digital e vai sediar a reunião em 2024

O Brasil mais uma vez compartilhou e trocou experiências e aprendizados em transformação digital com importantes parceiros internacionais. No último sábado (19), o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, participou da reunião de ministros da Economia Digital do G20, em Bengaluru, na Índia. O G20 reúne as maiores e mais importantes economias: representam 85% do PIB mundial, 75% do comércio internacional e dois terços da população do planeta.

“Vivemos um período em que se consolidou a convicção da essencialidade do acesso à Internet, com a transformação digital avançando e mudando profundamente os serviços digitais de governo, o crescimento da economia digital a um ritmo acelerado e o uso de ferramentas digitais pelos cidadãos no trabalho, no estudo e no lazer”, declarou. Juscelino acrescentou: “conversar com os ministros das maiores economias é essencial para definir estratégias para promover a inclusão digital de todos os brasileiros”, acrescentou Juscelino.

Ao final dos debates na Índia, o Brasil assumiu a presidência do Grupo de Trabalho em Economia Digital do G20 e, em 2024, receberá a reunião anual dos ministros. “Contamos com a participação e colaboração de todos no próximo ano. Nosso foco será uma abordagem abrangente da inclusão digital, uma das prioridades do governo do presidente Lula”, disse o ministro das Comunicações. Os principais eixos do encontro de 2024 serão conectividade universal e significativa, inteligência artificial, governo digital e integridade da informação.

Reuniões bilaterais – Em Bengaluru, Juscelino Filho também participou de várias reuniões bilaterais. Na sexta-feira, esteve com Roberto Viola, diretor-geral para Comunicações, Conteúdo e Tecnologia da União Europeia; Mondli Gungubele, ministro das Comunicações e Tecnologias Digitais da África do Sul; Kono Taro, ministro para a Transformação Digital do Japão; Micaela Sánchez, secretária de Inovação Pública da Argentina; e Alexandra Van Huffelen, ministra para a Digitalização dos Países Baixos.

Já no sábado, logo após a reunião anual dos ministros, se reuniu com Doreen Bogdan-Martin, secretária-geral da União Internacional de Telecomunicações (UIT); Ulrik Vestergaard Knudsen, vice-secretário-geral da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE); Volker Wissing, ministro para Assuntos Digitais da Alemanha; Omar Al Olama, ministro de Estado para Inteligência Artificial, Economia digital e Aplicações Remotas dos Emirados Árabes Unidos; e Amandeep Gill, enviado especial de Tecnologia da ONU.

Carregue mais artigos relacionados
Comentários estão fechados.

Veja também

Nota

Confira a nota divulgada pelo ministro das Comunicações, Juscelino Filho, acerca da recond…