Juscelino Filho participa de reunião anual de ministros das Comunicações do Brics

Representante brasileiro falou ao grupo sobre os esforços do governo brasileiro para promover inclusão digital universal, entre outros temas

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, participou da 9ª Reunião de Ministros de Comunicações do Brics na manhã desta sexta-feira (4). O encontro realizado na Cidade do Cabo, África do Sul, foi marcado por declarações dos países-membros do grupo (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) em torno do desejo de cooperação e troca de experiências em temas como inclusão digital dos povos, digitalização das economias e transformação digital.

Os esforços do governo brasileiro para promover inclusão digital universal a todos os cidadãos foi um dos temas apresentados aos ministros dos demais países-membros por Juscelino Filho. O Programa Norte Conectado, os avanços na implementação do 5G e as mudanças no Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) – que ampliam a abrangência na aplicação dos recursos – foram outros destaques nas falas do ministro.

“A inclusão digital é uma das nossas mais altas prioridades do Ministério das Comunicações. O Brasil está comprometido em prover conectividade universal para todos os seus cidadãos, dentro dos próximos anos, e estamos fazendo investimentos expressivos com enorme progresso em relação a esta meta”, declarou.

Ainda segundo o ministro, à medida que o acesso à internet torna-se amplamente disseminado, a “conectividade universal e significativa” passa a ser um importante foco das políticas públicas de telecomunicações. “Essa conectividade significativa é a chave para uma verdadeira transformação digital da sociedade. O letramento e as habilidades digitais são essenciais para que as pessoas beneficiem-se da transformação digital do governo, da economia e da sociedade”.

Da mesma maneira, a importância da governança da internet (sobretudo no que diz respeito à privacidade e à proteção de dados) e a expansão da pesquisa e desenvolvimento em tecnologias digitais foram assuntos explorados por Juscelino Filho na ocasião, entre diversos outros.

Encontro com ministro chinês

Nesta sexta-feira, o primeiro compromisso do ministro Juscelino Filho foi uma reunião com o vice-ministro da Indústria e Tecnologia da Informação chinês, Zhang Yunming, que reconheceu os avanços brasileiros na implementação do 5G e expressou o interesse em cooperar para o sucesso do país na expansão do uso da tecnologia.

Juscelino Filho afirmou que a China é um “grande parceiro do Brasil” na implantação do 5G e que tem grande interesse na troca de experiências com a China no que diz respeito ao assunto. “Hoje, o Brasil vive um novo momento no que diz respeito à pesquisa, desenvolvimento e inovação. O novo governo está disposto a investir recursos na área de pesquisa. Nos próximos anos, teremos investimentos da ordem de quase R$ 40 bilhões na implantação do 5G”, afirmou.

“Percebemos que o Brasil tem acelerado o processo de implementação do 5G e estamos dispostos a colaborar para a estratégia brasileira de digitalização da economia. Podemos apoiar-nos mutuamente para a construção de think tanks de alto nível”, declarou Yunming.

Os próximos passos do governo brasileiro no que diz respeito à quinta geração de dados móveis, segundo Juscelino Filho, envolvem a redução de preços dos aparelhos celulares que suportam a tecnologia, a fim de impulsionar a popularização do acesso ao 5G em dispositivos móveis para a população de baixa renda. Segundo o ministro, esta é uma determinação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Carregue mais artigos relacionados
Comentários estão fechados.

Veja também

Nota

Confira a nota divulgada pelo ministro das Comunicações, Juscelino Filho, acerca da recond…